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Diretrizes para publicação de Fluxos

Para publicar seu Fluxo em ambiente de produção e disponibilizá-lo para o seu público-alvo, é necessário garantir que o mesmo atenda uma série de diretrizes estabelecidas pela SEGER (em conjunto com o Prodest). Essas diretrizes visam garantir que:

  • haja uma padronização na apresentação dos serviços oferecidos pelo Estado;
  • a comunicação com o público-alvo seja clara e objetiva;
  • o público-alvo tenha os canais corretos para comunicação com o Estado em caso de dúvidas;
  • parâmetros diversos no E-Docs sejam respeitados; dentre outros.

Detalhes do Fluxo

  • não utilize títulos apenas em letras maiúsculas, salvo em casos de siglas;
  • seja claro e sucinto ao nomear o Fluxo -- há espaço para detalhamento no campo apropriado;
  • não referencie a sigla do órgão ou setor no nome do Fluxo, uma vez que essas informações já irão constar tanto na página do Portal Público acessada pelo público-alvo quanto nos títulos de registros no E-Docs (i.e. documentos, encaminhamentos, processos etc.) gerados a partir da execução do Fluxo;
Diretriz
  • o campo Descrição pública deve sempre ser preenchido, contendo no mínimo uma descrição sucinta sobre o serviço oferecido por meio do Fluxo e os meios de contato com os responsáveis pelo negócio do serviço oferecido, que serão utilizados pelo público-alvo em caso de dúvidas ou problemas;
Diretriz
Diretriz

Detalhes de Tarefas (geral)

  • não utilize títulos apenas em letras maiúsculas, salvo em casos de siglas;
  • nos campos Nome Público, dê preferência a descrições que irão auxiliar o público-alvo no Portal Público a compreender o que cada Tarefa realiza;
Diretriz
Diretriz
Diretriz

Detalhes de Tarefas: Preenchimento de Formulário

  • não utilize o nome do Fluxo no nome da Tarefa;
  • dê preferência sempre a nomes sucintos e objetivos (e.g. Formulário, Requerimento, Solicitação) para o campo obrigatório Nome, uma vez que esse campo será utilizado para compor os títulos de registros no E-Docs gerados a partir da execução do Fluxo;
Diretriz

Detalhes de Tarefas: Preenchimento de Formulário: Construtor de Formulário

  • não utilize rótulos de campos apenas em letras maiúsculas, salvo em casos de siglas;
  • em campos de anexo, utilize rótulos tão sucintos quanto possível, uma vez que esses serão utilizados para compor o título do documento capturado no E-Docs a partir do anexo enviado no formulário. Não utilize pontuações ao final dos rótulos (e.g. : ou .) e evite prefixos e sufixos desnecessários (e.g. o prefixo Cópia de geralmente se faz desnecessário, uma vez que a maior parte dos documentos solicitados nos Fluxos é nato-digital. Ainda assim, faz sentido quando o documento solicitado é um cartão ou certificado físico). Procure deixar eventuais instruções para o público-alvo no campo Descrição da configuração do anexo;
Diretriz
  • evite alinhar rótulos à esquerda indiscriminadamente, uma vez que isso prejuidica a formatação e visualização de quem acessa o Portal Público pelo celular ou outro dispositivo móvel;
Diretriz
  • visando maior aderência à LGPD, não solicite a seu público-alvo informações no formulário que são desnecessárias à natureza do serviço oferecido. Procure elaborar o formulário eletrônico com razoável semelhança ao que irá constar no documento PDF gerado a partir de seu preenchimento;

Detalhes de Tarefas: Preenchimento de Formulário: Editor de Modelo de Documento

  • sempre que constar no formulário eletrônico, replique eventuais declarações de veracidade/aderência/ciência na íntegra ao modelo de documento;

  • sempre que possível, procure utilizar formatações tabulares para os dados preenchidos no formulário eletrônico, visando sempre a maior legibilidade do documento;

Diretriz

Detalhes de Tarefas: Aprovação/Ciência

  • o campo Mensagem Pública Customizada deve ser preenchido com informações sobre o estado atual da solicitação, uma vez que estas Tarefas exigem interação de servidores do Estado para executá-las e o usuário solicitante deve aguardar enquanto isso não acontece. Sempre que possível, informe o prazo formal para o atendimento ou, caso não exista, um prazo informal com uma média habitual;
Diretriz
Diretriz

Detalhes de Tarefas: Encerramento

  • o campo Mensagem Pública Customizada deve ser preenchido com informações sobre o estado em que o Fluxo se encerra (geralmente com sucesso) e meios de contato com o setor responsável em caso de dúvidas;
Diretriz
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  • caso a Tarefa de Encerramento seja referente ao caminho de reprovação de uma Tarefa de Aprovação, o campo Mensagem Pública Customizada deve ser preenchido com informações que referenciem essa Tarefa, de modo a facilitar a identificação pelo usuário solicitante dos motivos apresentados pelo servidor que executou a Tarefa (e, no caso, reprovou o conteúdo).
Diretriz